Aconteceu, em 4 de abril de 2022, a cerimônia de posse do novo presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). José Wilson dos Santos, nascido em Paripiranga (BA), teve uma infância humilde e dificultosa, que felizmente foi superada por sua forte capacidade de empreender e sua paixão pela educação.

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Administração e Supervisão Escolar, é também mestre em Administração – Gestão de Sistemas Educacionais. Fundou, em 1982, uma Associação de Jovens para a Integração Social (AJIS) que, mais tarde, se transformou nos Empreendimentos AGES, voltados, sobretudo, ao âmbito educacional.

Buscando novos ares que o desafiasse, fez a aquisição, em 2019, do Hotel RADISSON, em Aracaju, abrindo espaço para uma nova realização pessoal: investir em negócios que proporcionam conforto, lazer, entretenimento e educação, com qualidade diferenciada, à altura da sociedade sergipana e do mundo. Após a aquisição da bandeira que passou a se chamar VIDAM HOTEL ARACAJU, logo realizou um retrofit e ampliação dos ambientes. “Todos que buscam superação precisam ter habilidades, competências e atitudes”, afirma o professor Wilson.

Em entrevista a uma rádio, ele comentou sobre sua nomeação ao cargo de presidente da ABIH: ‘’Sabemos que a ABIH é uma instituição forte. Ela completa 30 anos em Sergipe neste ano, e eu tive a felicidade de ser escolhido, por unanimidade, pelos proprietários de bares e empresários da hotelaria. Isso me deixa muito orgulhoso, porque não tenho nada a reclamar de Sergipe, pelo contrário, só tenho a agradecer. Sou muito acolhido, aqui, por toda a sociedade de Sergipe, o que me fortalece e me fez assumir esse compromisso para o biênio de 2022 a 2024, contribuindo para a construção da boa imagem da hotelaria em Sergipe.’’

Durante o momento solene, o professor Wilson compartilhou seus objetivos, como presidente, e suas metas para o turismo em nosso estado: “Eu digo aos senhores que não faremos um bom trabalho se pensarmos somente em nossos hotéis. Precisamos fazer algo mais. Por isso, quero me colocar a disposição de todos os senhores para, através do diálogo, encontrarmos definições de estratégias”, assegurou. “Nós só conseguiremos construir uma instituição sólida se tivermos uma rede de relacionamento ampliada”, complementou contando sobre sua percepção da necessidade do aumento no número de associados.

Em suas palavras finais, ele expressa veementemente o seu interesse de elevar o nome do turismo sergipano junto aos seus associados: “Não adianta a gente ficar copiando o que os outros estão fazendo, precisamos fazer a diferença. E a diferença se faz na construção de uma ideia desruptível e inovadora.’’

Como ato de encerramento, foi entregue pelo próprio Wilson, agora oficialmente presidente da ABIH, o certificado de inscrição da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis para o representante da Pousada do Farol, que será um dentre os sessenta novos inscritos nessa associação, mostrando, desde já, seu sério compromisso em sua nova jornada.

Um talentoso empresário que está à frente de um hotel importante da nossa cidade, mas que, acima de tudo, é um homem que pensa no futuro, não apenas em seu hotel. Ele pensa no desenvolvimento do turismo da nossa cidade.